Pesquisar este blog

sábado, 19 de dezembro de 2015

Exposição fotográfica de Luxã Nautilho no Aeroporto de Belém

OUT 1, 2015
Postado em Destaque

Aeroporto de Belém inicia as comemorações em homenagem ao Círio de Nazaré

Aeroporto de Belém inicia as comemorações em homenagem ao Círio de Nazaré
A inauguração da exposição “Vista Esplêndida”, nesta sexta-feira (2/10), marca o início das comemorações, no Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro (PA), do Círio de Nazaré 2015. Quarenta e cinco imagens, distribuídas em cinco painéis, colocam emevidência uma das referências culturais da capital paraense, o edifício Manuel Pinto da Silva, um dos mais antigos da cidade e local escolhido por muitas pessoas para ver a berlinda com a imagem da Nossa Senhora de Nazaré durante a procissão.
As imagens, tiradas pelo fotógrafo Luxã Nautilho retratam vários momentos da história do prédio, construído na década de 50. São mais de 200 apartamentos, onde moram cerca de 800 pessoas. Esse número quase triplica no dia da celebração. Localizado na esquina da avenida Nazaré com a Presidente Vargas, a construção, com enormes sacadas, transforma-se numa espécie de “camarote” para turistas e devotos.
A curadora da exposição, a artista plástica Darcilene Costa, observa que a mostra faz parte também das homenagens aos 400 anos de Belém, a serem comemorados em 2016. “Essa construção faz parte da história arquitetônica e religiosa de Belém. É de um enorme valor cultural para nossa população”, disse. Esse prédio foi o primeiro arranha-céu da região amazônica e um dos mais altos do Brasil, com cerca de 100 metros de altura.  
Além da exposição, organizada na ala de desembarque doméstico do terminal, as comemorações do Círio de Nazaré no aeroporto englobam ainda outras duas ações.  No próximo dia 6/10, será a abertura do Receptivo aos Turistas do Círio 2015, com apresentações de danças típicas, como o carimbó. O evento terá início com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao aeroporto, que será recebida pelo superintendente de Val-de-Cans, Abibe Ferreira Júnior, seguida da missa celebrada pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira.
No dia 9/10, está programado um flash mob na área pública do terminal de passageiros. As ações acontecem em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) e Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur).
 A expectativa da Infraero para a 223ª edição do Círio de Nossa Senhora Nazaré é de que, neste mês de outubro, mais de 350 mil passageiros embarquem e desembarquem no aeroporto da capital do Estado, visto que estão confirmados 44 voos extras para esse período. De acordo com o superintendente do terminal, Abibe Ferreira, haverá um reforço de 15% do efetivo, por meio de remanejamento da escala de trabalho, durante esse período de intensa movimentação dos romeiros.

SERVIÇO:
Evento:  Exposição “Vista Esplêndida”
Local:     Ala desembarque doméstico – Aeroporto Internacional de Belém
Período: 2 a 25/10
http://www.blogtaniamuller.com.br/aeroporto-de-belem-inicia-as-comemoracoes-em-homenagem-ao-cirio-de-nazare/

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário